Os 3 principais mitos do abdômen definido

Queridas Geeks, se alguma de vocês já se perguntou por que não consegue ter um abdômen definido, apesar de malhar horas na academia, fazendo muitas séries de abdominais diárias, preste atenção neste post.

O primeiro mito: Quanto mais abdominais melhor!

Isso é uma grande furada! Uma série de abdominais realizada de forma correta, feita numa velocidade lenta que controla não apenas a fase concêntrica do movimento (subida), mas também impõe dificuldade na fase excêntrica (descida), bem como a respiração (expirando na subida e inspirando na descida), não permite que você execute mais que 20 repetições em cada série (o ideal são de 3 a 4 séries). Portanto, de nada adianta fazer 500 ou 1000 abdominais, como alguns famosos divulgam ser a fórmula do abdômen perfeito, pois, se você conseguir realizar tantas repetições, certamente estará fazendo de maneira errada solicitando outros músculos que não são os do abdômen e prejudicando-os, além de concentrar todo o exercício só no abdômen.

O segundo mito: Só abdominais removem a gordura do abdômen!

IMPOSSÍVEL! Somente abdominais, mesmo que executados de maneira correta não farão você ter um abdômen definido. Os abdominais vão ajudar a fortalecer e hipertrofiar o abdômen, mas o resultado disso só aparecerá se a camada de gordura existente à frente da musculatura abdominal for muito pequena, e os abdominais por si só, não são capazes de promover essa redução localizada de gordura (assim como nenhum outro exercício). Por isso, para reduzir essas gordurinhas que atrapalham seu abdômen definido, só mesmo com uma alimentação equilibrada com baixo teor de gordura e realização de exercícios aeróbios (como caminhada, natação, pedalada) que utilizam como principal fonte de energia a gordura.

O terceiro mito: O melhor tipo de abdominal é o mais difícil, em máquinas e com bastante peso!

Desanima só em pensar! Na verdade, o abdominal mais simples, aquele em que você deita no chão com os joelhos flexionados e planta dos pés contra o solo, e sobe o tronco até aprox. 45º e desce devagar sem tocar novamente o solo e sobre de novo, é muito eficiente para tonificar o abdômen, pois o exercício tem a carga do próprio corpo e ainda é dificultado pela ação da gravidade.  Se toda a força for realmente concentrada no abdômen para sua realização, ele será intensamente trabalhado. Diferentemente de quando você trabalha com máquinas e sobrecarga, pois como o peso é muito grande você acaba, inevitavelmente, forçando músculos desnecessários para conseguir executar o movimento e o abdômen acaba por não ser totalmente solicitado, sem contar que controlar o peso do próprio corpo é muito mais difícil que controlar uma máquina com polias que o ajuda a retornar a cada execução.

Quebrado os mitos, agora é só malhar de maneira correta que você conseguirá sim, a definição do tão famoso abdômen!

Para quem quiser saber mais informações sobre saúde e exercícios físicos entrem em meu blog pessoal Saúde em Prática.

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3 comentários em “Os 3 principais mitos do abdômen definido

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