A importância do alongamento para a sua aparência!

Todos já devem ter ouvido discussões a respeito da importância do alongamento antes e/ou depois da prática de exercícios físicos, bem como para melhorias na saúde relacionadas à obtenção de músculos mais fortes, resistentes, ativos e oxigenados, bem como mais fluidez nos gestos e melhor desempenho nas atividades cotidianas. Entretanto, pouco se discute a respeito da importância dessa fonte de exercícios pra nossa imagem corporal.
Pessoas flexíveis mostram-se naturalmente mais fortes, apesar de geralmente não terem músculos muito hipertrofiados, bem como mais definidas, apesar de geralmente não malharem para isso. Isso sugere que o alongamento contribui para uma aparência forte e definida, sem exageros corporais.
Também, o alongamento de músculos profundos da coluna e do abdômen, principalmente, muito explorados em exercícios do método Pilates e no Treinamento Funcional, contribui para a manutenção de uma “postura ideal” que pode ser observada naquelas pessoas que geralmente são rotuladas como tendo “presença”. A importância de uma boa postura é de extrema importância não só para sua saúde, como também para uma questão de trabalho, por exemplo: quem você acha que tem mais chances de conseguir um emprego após uma entrevista, aquele bem apresentado com boa postura, ou aquele “encolhidinho”, de ombros caídos, costas curvadas, e cabisbaixo? No mundo em que vivemos hoje, não dá para dispensar a questão aparência.

É fato também que os exercícios de alongamento têm o poder de nos propiciar uma sensação intensa de bem-estar e leveza corporal, como se você estivesse realmente crescido e ficado mais solto, mais leve, e também mais de bem com você mesmo. E esse é outro ponto importante, também no exemplo citado acima, numa situação de busca por emprego ou no próprio ambiente de trabalho. As pessoas mais motivadas e de bem com a vida, geralmente deixam transparecer essas sensações naturalmente e são lembradas por isso.

Realizar exercícios de alongamento é fácil, bom para você, e pode durar menos que 15 minutos e ser muito eficiente. Você pode se utilizar do método de alongamento estático, aquele que todo mundo conhece, que consiste em “esticar” a musculatura entre 10 e 30 segundos, sem pressa e respeitando seus limites, e repetir cada posição por até 3 vezes. Por isso, mantenha sua imagem em alta! Alongue-se!


Anúncios

6 comentários em “A importância do alongamento para a sua aparência!

  1. O melhora postural da foto provavelmente vai além dos alongamentos puramente, sendo este alvo de polêmicas onde pode ser efetivo quando há retração muscular. A melhor postura da foto pode ser conseguida com auxílio do RPG e/ou Pilates e não somente com alongamentos, sendo necessário também o fortalecimento das estruturas envolvidas. Mas o post foi muito legal. Parabéns!

    • Olá Mauro. Que bom que você gostou da matéria. Concordo com o seu comentário, uma boa postura vai além puramente dos alongamentos, até citei atividades como Pilates e Treinamento Funcional que têm um ótimo efeito no fortalecimento muscular e por consequencia na postura. Quanto ao RPG, ele é também uma excelente opção, mas aí já depende de um encaminhamento médico formal.
      No mais, obrigada por sua visita.
      Um grande abraço.

  2. Realmente não se discute muito sobre o quanto é importante a postura não só pra saúde como pra aparência, indispensável em algumas situações da vida e em algumas profissões.
    Gostei muito do blog meninas. beijo

  3. Pingback: Tweets that mention A importância do alongamento para a sua aparência! « GEEK MODERNA -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s